Servidores da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) realizam nesta segunda-feira, dia 8, uma paralisação de advertência para reivindicar a pauta nacional da categoria, que contempla – entre outras coisas – reajuste salarial e melhoria nas condições de trabalho.
A mobilização acontece no pátio da companhia, localizado no bairro Gruta de Lourdes. Todos os setores da Ceal estarão paralisados nesta segunda-feira, inclusive o atendimento ao público, sendo mantidos apenas os serviços essenciais. Segundo o secretário de Políticas Públicas do sindicato, José Cícero da Silva, a paralisação é de 24 horas. “Estamos mantendo apenas 30% dos serviços emergenciais, pois nossa intenção é chamar a atenção dos dirigentes da empresa e não prejudicar a população”, explicou o sindicalista.
Os funcionários reivindicam um acordo que garanta ganho real, igualdade de tratamento nas empresas do sistema Eletrobrás, manutenção e ampliação das conquistas, empresa pública com gestão democrática, universalização dos serviços, participação nos lucros ou resultados, garantia de emprego e concurso público, dentre as outras reivindicações.
Os trabalhadores reivindicam de 9,5% e não descartam possibilidade de greve geral, caso as negociações não avancem até o final do mês de junho. “Esta é um mobilização de advertência. Nos dias 18 e 19 estaremos em nova rodada de negociação. Caso não avance, já programamos uma paralisação de 48 horas para os dias 22 e 23 e, se permanecer sem negociação, já iremos entrar em greve por tempo indeterminado”, enfatizou José Cícero.