Uma reunião realizada nesta segunda (8), na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), definiu os últimos ajustes para a inauguração, no próximo dia 15, do complexo regulador do Estado, que será localizado na Avenida da Paz, bairro Jaraguá, próximo à sede da secretaria. O objetivo do complexo é intermediar o acesso da população aos serviços de saúde prestados no Estado, além de coordenar os demais centros de regulação do interior.

De acordo com o superintendente de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Sesau, Antônio de Pádua, numa primeira etapa o complexo regulador será responsável pela alta complexidade. A coordenação dos demais procedimentos, como consultas e exames, está prevista para a segunda fase de implantação do serviço.

“Com o complexo regulador do Estado, a Sesau passa a obedecer à portaria 1.559, do Ministério da Saúde, formulada em agosto de 2008, que versa sobre a área de regulação e determina que cada estado tenha o seu complexo”, informou. No mesmo prédio do complexo regulador vai funcionar o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que é responsável pelo transporte de pacientes para tratamentos que não são contemplados no Sistema Único de Saúde (SUS), em Alagoas.

O prédio está equipado e com infraestrutura adequada para os sete servidores que atuarão na sede, sendo quatro de nível superior e três de nível médio. “Estamos programando capacitações para os técnicos dos centros reguladores municipais; desta forma, estaremos incentivando a abertura de mais centrais, principalmente nos municípios sede de microrregiões de saúde”.

Atualmente, os cinco municípios que já possuem centros reguladores são Arapiraca, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo e Pão de Açúcar. Conforme o planejamento da Sesau, outros cinco deverão ter seus centros implantados até o final deste ano, são eles: Santana do Ipanema, Porto Calvo, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Coruripe.

Veja Mais

Deixe um comentário