Crianças menores de cinco anos serão vacinadas contra poliomielite no município de Marechal Deodoro até dia 20 deste mês. Nesta sexta-feira, foi realizada uma mobilização com o objetivo de atrair os pais e responsáveis para Campanha contra paralisia infantil na cidade. A ação contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da secretaria de Saúde de Marechal Deodoro. A meta do município é vacinar em média 5.674 crianças contra o vírus da poliomielite.
“Os pais e responsáveis pelas crianças não podem se esquecer da importância da vacina. Estamos fazendo mobilizações também em outros municípios e esperamos que até o dia 20, quando acaba a campanha, tenhamos atingido nossos objetivos”, disse a gerente do Programa Estadual de Imunização da Sesau, Leila Moraes, acrescentando que há mais de 20 anos que Alagoas não apresenta um caso de paralisia infantil. “Tenho certeza de que o Estado irá atingir a meta de 95% das crianças vacinadas”, completou.
“Nosso objetivo é atingir os 100% e temos que manter nosso foco nessa meta”, disse, o vice-prefeito, Petrúcio Soares, agradecendo o trabalho que a equipe técnica da Sesau vem desenvolvendo para ajudar o município a manter esta doença erradicada.
Clube dos Jipeiros
Durante a ação, Leila Soares lembrou ainda que no dia 20 deste mês, Dia D de Mobilização Contra a Paralisia Infantil, técnicos da Sesau juntos com os integrantes do Clube dos Jipeiros de Alagoas irão realizar ações da campanha nas comunidades da zona rural dos municípios alagoanos, com o de vacinar em média atingir 1.500 crianças.
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite através do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais susceptíveis à doença. A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade.