O município de Taquarana poderá contar em breve com um laboratório de fitoterapia. O projeto de implantação do laboratório está sendo estudado pelo prefeito Alay Correia (PMDB) que esteve no início deste mês de junho na cidade do Recife (PE) ao lado de uma equipe técnica da prefeitura, para conhecer o laboratório fitoterápico local.
“A nossa idéia é fazer uma parceria entre a prefeitura de Taquarana e o governo de Pernambuco visando um intercâmbio que nos possibilite a transferência da tecnologia utilizada no laboratório de fitoterapia que fomos conhecer, para que a gente possa produzir em nosso município, medicamentos através de plantas medicinais”, disse o prefeito.
Além de conhecer a tecnologia utilizada para produção de medicamentos, a equipe de Taquarana aproveitou a visita para estudar a área física necessária para a implantação de um laboratório nos mesmos moldes no município. Alay Correia destaca que a Organização Mundial de Saúde (OMS) possui hoje 72 plantas cujos remédios produzidos são usados através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na visita em Recife, o prefeito Alay Correia esteve acompanhado da secretária de Obras, Edna Pereira, secretário de Agricultura, Luiz Jorge e do engenheiro da prefeitura, Iranildo Matos.