O secretário de Estado da Defesa Social, Paulo Rubim, esclarece matéria divulgada no programa A Voz do Brasil, da RádioBras, sobre os índices de homicídio em Alagoas.
Segundo o secretário, de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano foram registrados 657 homicídios em todo o Estado, um número 34,3% inferior ao número informado erroneamente pelo deputado estadual Manuel Sant’Anna, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, na última terça-feira, 23. O parlamentar teria usado a tribuna da casa para dizer que A Voz do Brasil, teria informado que em Alagoas teria acontecido 1.000 homicídios.
No mesmo pronunciamento, o deputado estadual chegou a citar que na referida notícia Alagoas teria registrado, em único final de semana, 52 homicídios, outro engano, de acordo com o secretário. “Nem no último ou qualquer final de semana, de janeiro até a presente data foi registrado um final de semana com esse número de crimes contra a vida”, reforçou Rubim.
O secretário disse ainda que, o secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri, desmentiu pesquisa apresentada recentemente por um jornal de grande circulação nacional, que apontava Alagoas como o estado mais violento do Brasil, portanto, não existe pesquisa alguma que aponte tal classificação da criminalidade.
Entretanto é importante ressaltar, salienta Paulo Rubim, que a Secretaria de Estado da Defesa Social entende que o número de homicídios, ainda continua alto, mesmo vindo diminuindo mês a mês, conforme demonstra os dados oficiais postados mensalmente na pagina da internet da Secretaria de Estado da Defesa Social (www.seds.al.gov.br/dadosestatisticos).
“Continuaremos na luta constante pela redução dos índices de criminalidade, apresentado ações efetivas como prisões de traficantes, de assaltantes, trabalhos preventivos, ostensivos e projetos na área social, os quais são apresentados diariamente nos meios de comunicação locais”, completou o secretário de Estado.