A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que os sistemas Pratagy, Aviação e Catolé-Cardoso estão com problema nesta sexta-feira (26). As áreas abastecidas por esses sistemas – Tabuleiro Velho ao Santos Dumont, Bebedouro ao Farol, Medeiros Neto e regiões do Centro ao Pontal e do Poço a Cruz das Almas – estão com deficiência ou falta de água. Apesar das chuvas, equipes técnicas estão em campo executando os reparos.
De acordo com a Supervisão de Controle de Perdas da Casal, o Sistema Pratagy está operando com 50% da capacidade devido à paralisação de uma das duas bombas da captação, por apresentar defeito eletromecânico. Isto aconteceu após o conserto de um vazamento na adutora e ativação do sistema, ocorrido no final da tarde de ontem (25). A previsão é de que o reparo na bomba seja concluído até a noite de hoje (26). A normalização do abastecimento somente ocorrerá 24 horas após a conclusão dos serviços. O Sistema Pratagy abastece o conjunto Benedito Bentes, Farol, Gruta de Lourdes, Pitanguinha, Sanatório e adjacências, além das regiões do Centro ao Pontal e do Poço a Cruz das Almas.
Já o Sistema Aviação está parado por conta de um vazamento no sistema de cloração. A Casal foi obrigada a interromper o funcionamento do sistema para não atingir o conjunto de motobomba e, por consequencia, não danificar o equipamento. Técnicos trabalham ininterruptamente para conter o vazamento ainda nesta manhã, mas o abastecimento nas áreas afetadas (Medeiros Neto, Santos Dumont, Clima Bom, Colina dos Eucaliptos e Tabuleiro Velho) somente deverá ocorrer 24 horas após a conclusão dos serviços.
Um deslizamento de barreira na mata do Catolé, ocasionado pelas fortes chuvas que vêm caindo desde ontem (25), invadiu o poço do Sistema Cardoso e paralisou o abastecimento de água. A Casal aguarda que o tempo melhore para que os técnicos consigam chegar até o local e efetuar os reparos. O Sistema Catolé-Cardoso fornece água para parte da região que vai do Centro ao Pontal, Bebedouro, Sanatório, Farol, Gruta de Lourdes e adjacências, que estão com o abastecimento deficiente.
A Casal pede a compreensão de seus usuários pelos transtornos