A Secretaria da Saúde por meio do Hospital Geral do Estado (HGE) acaba de divulgar o Boletim Médico com o estado de saúde dos pacientes vítimas do acidente ocorrido no Pilar, na última segunda-feira (29), e que fora atendidos na unidade hospitalar. Segundo a direção médica do órgão, foram atendidas 31 pessoas, sendo que destas 24 já receberam alta médica e seis ainda se encontram hospitalizadas e uma não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu após receber atendimento de emergência.
Algumas chegaram ao HGE em estado grave, outras com fraturas expostas e escoriações. A grande maioria delas necessitou ser submetida a exames de Raios X e algumas foram logo liberadas após se constatar que não corriam risco de morte e apresentavam quadro clínico bom, ainda de acordo com a equipe médica da unidade hospitalar.
“Não foi necessário montar uma estrutura especial porque o HGE é uma unidade de emergência preparada para agir em momentos como este. O que fizemos, na verdade, foi concentrarmos a atenção de toda a equipe multidisciplinar que estava de plantão para realizarmos um atendimento ágil e de qualidade”, frisou o diretor de internação do órgão, Marcos Seabra. “São profissionais de alta competência e profissionalismo” completou.
Hemoal
Após a preparação prévia da Superintendência de Atenção à Saúde (Suas), que realizou uma campanha prévia para a coleta de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), muitos pacientes necessitaram receber transfusões. Diante desta realidade, foi redobrada a atenção dos plantonistas que trabalhavam no órgão durante a noite da última segunda-feira, para atender às solicitações do HGE, já que muitos pacientes sofreram hemorragia e necessitaram de transfusões.
“Diante de um acidente como este, comprovamos a importância da doação de sangue, pois quando uma vítima de um acidente necessita de uma transfusão, apenas a solidariedade pode resolver este problema. Isso porque, o sangue não é comprado em farmácias ou fabricado artificialmente em laboratórios e, apenas a doação voluntária e espontânea pode salvar àqueles que estão entre a vida e a morte”, salienta a assistente social do Hemoal, Elisabete Leão.
Abaixo confira a lista discriminada dos pacientes que deram entrada no HGE, após às 18h30 da última segunda-feira, 29 de junho de 2009.
Paciente em óbito:
1 – Sinvaldo Nunes da Silva, 38 anos.
Pacientes no hospital:
1 – Nivaldo Braz da Fonseca, 40 anos, Área Vermelha em observação;
2 – Cintia Paula dos Santos, 23 anos, Sala de Recuperação;
3 – Emerson Braz da Fonseca, 24 anos, Sala de Recuperação;
4 – Maria José Tenório de Lima, 31 anos, Área Vermelha em observação;
5 – José Jonatas da Silva, 27 anos, Área Vermelha em observação;
6 – Jadriane dos Santos Alves Pinto, 34 anos, Setor de Ortopedia;
Pacientes em alta:
1 – Vanessa Graciele da Conceição, 19 anos;
2 – Klecia Natana Ferreira da Silva, 18 anos;
3 – Thayana Maria da Silva Barbosa, 20 anos;
4 – Taisa Fernanda Souza Barros, 17 anos;
5 – Tomas Henrique Peixoto Leite, 21 anos;
6 – Francine Rodrigues Calheiros, 21 anos;
7 – Maria Jeane dos Santos Alves, 44 anos;
8 – Livia de Vasconcelos Braz, 16 anos;
9 – Fátima Larissa Marques de Omena, 20 anos;
10 – Natália Sofia de Barros, 16 anos;
11 – Andréa Barbosa dos Santos, 31 anos;
12 – Carlos José Rocha Lima, 43 anos;
13 – Sérgio Ricardo Pinto, 37 anos;
14 – Wani Germane Silva Melo, 29 anos;
15 – Antoniel Correia da Silva, 25 anos;
16 – Vania Maria Procópio da Silva, 23 anos;
17 – Luanda da Silva Correia, 20 anos;
18 – Lidiane Aquino da Silva, 27 anos;
19 – Maria Lucelia de Souza, 31 anos;
20 – Juline Cleide Freitas 29 anos;
21 – José Maria da Silva, 42 anos;
22 – Eliselma da Silva Aquino, 31 anos;
23 – Harrysson da Silva Melo, 30 anos;
24 – Endrio Felipe de Farias Costa, 8 anos;