O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), vai acompanhar – nesta quarta-feira, dia 1° – a mudança dos moradores da Favela do Canaã, em bairro homônimo. Os moradores da região – conforme informações da assessoria de Almeida – serão transferidos para o Conjunto Cidade Sorriso, construído no complexo do Benedito Bentes, também na parte alta da cidade.
De acordo com a Prefeitura Municipal, mais de 500 famílias já foram beneficiadas com os programas de novas moradias. O objetivo – segundo declarações de Almeida à imprensa – é acabar com todas as moradias subnormais existentes em Maceió, extinguindo as favelas de lona e papelão. Almeida ressalta o trabalho da prefeitura nas áreas de risco.
Na semana passada foram feitas transferências na região do Dique Estrada. No dia de ontem, 30, o secretário municipal de Habitação, Nilton Pereira, também esteve presente na remoção dos moradores das favelas, Muvuca, Torre e Sururu de Capote. Na terça-feira, foram transferidas 120 famílias.
O conjunto Cidade Sorriso conta com 1.480 casas. Os primeiros moradores vieram da Cidade de Lona, no Tabuleiro do Martins. Ao todo o conjunto possui 55 mil metros quadrados de pavimentação e – segundo a Prefeitura Municipal – já possui abastecimento de água, esgotamento sanitário, eletrificação e iluminação pública. Os moradores contarão ainda com creche, unidade de saúde, e um centro de atividades múltiplas.
Os moradores transferidos estão inseridos em programa mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).