Cooperativismo: governo e setor comemoram

As 100 cooperativas do Estado de Alagoas estão em plena organização para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. Nesta quinta-feira (2), o governador Teotonio Vilela Filho recebe os representantes das cooperativas e seus cooperados, numa cerimônia de comemoração entre o governo do Estado e o setor produtivo, a partir das 10h, no Palácio República dos Palmares.

Todos os primeiros sábados do mês de julho, membros de cooperativas em todo o mundo realizam ações para comemorar e divulgar as bases e os benefícios do funcionamento de uma empresa pelo sistema cooperativista. Em Alagoas, a programação vai ocorrer nesta quinta-feira e no próximo sábado.

No Palácio República dos Palmares, ocorrerá a apresentação do programa Cooperjovem, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos pedagógicos através da prática de cooperação nas escolas, servindo também de complementação da formação profissional dos professores. Ocorrerá a assinatura do convênio entre a Organização das Cooperativas de Alagoas (OCB/Sescoop) e a Secretaria Municipal de Educação de Coruripe, visando à inserção do programa Cooperjovem nas escolas da rede pública municipal.

Também haverá a apresentação da Frente Parlamentar do Cooperativismo pelo deputado estadual Alberto Sextafeira, que nasce com a missão de atender, de forma personalizada, o cooperativismo através do aperfeiçoamento e na implementação de uma legislação que promova o desenvolvimento da atividade em Alagoas.

Atualmente há vinte mil cooperados em todo o Estado. São donos de empresas que se unem com os mesmo direitos e deveres. Este número cresce para 100 mil pessoas beneficiadas com a geração de renda dessas empresas cooperativadas quando se observa que cada cooperado representa uma família, de acordo com o presidente do sistema OCB/Sescoop, Marcos Rocha. Mas essas cem cooperativas são responsáveis pela geração de quatro mil funcionários para a administração dessas empresas.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística e presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop), Luiz Otavio Gomes, destaca o pioneirismo do Estado de Alagoas, com a promulgação da Lei Estadual do Cooperativismo (Lei 6.904 de 03 de janeiro de 2008), com previsão para ser regulamentada nos próximos 10 dias.

Uma conquista significativa para o cooperativismo, ocorrida por meio da atuação do Conecoop, é o atendimento com agilidade na Junta Comercial de Alagoas para abertura das cooperativas no Estado. “Desde o início, o governo Teotonio Vilela Filho atua em parceria com a entidade representativa na criação de ações e políticas públicas para o crescimento sustentável do cooperativismo em Alagoas”, afirma Luiz Otavio Gomes.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário