A Secretaria Municipal de Abastecimento (Semab) realizou, na manhã desta quinta-feira (2), em sua sede, uma reunião para discutir a participação do órgão na Campanha do Desarmamento Infantil, promovida pela Editora Abril.
O projeto, que está na segunda edição, propõe a troca de armas de brinquedo por publicações da editora e tem sua abertura prevista para o final de agosto. Mais uma vez, Maceió será um dos municípios engajados na iniciativa.
Por meio de pontos de troca distribuídos em diversos locais da cidade, como escolas e bancas de revistas, a campanha pretende superar o número alcançado em 2007 – ano da primeira edição do projeto –, quando foram arrecadadas cerca de quatro mil armas de brinquedo entre as crianças maceioenses.
Inicialmente, a Semab dispo
nibilizará um espaço no Mercado da Produção como ponto de troca. Durante o decorrer da campanha, que tem final previsto para o início do mês de outubro – próximo ao Dia das Crianças –, a secretaria também disponibilizará espaço em outros mercados públicos da capital.
“Qualquer iniciativa que tenha como objetivo conscientizar a população sobre a importância da disseminação da cultura da paz será apoiada pela Semab. Esta também será uma ótima oportunidade para que a população veja o Mercado da Produção e os demais mercados, vinculados a ações positivas, de grande alcance social”, analisou Carlos Ronalsa, secretário municipal de Abastecimento.
No encontro, a distribuidora da Editora Abril, Leani Cotti, apresentou detalhes do projeto aos presentes, entre eles o secretário Carlos Ronalsa, o secretário adjunto da Semab, Chico Lopes, o diretor de Abastecimento, Victor Franklin D’Almeida, o representante da ONG Movpaz, André Carnaúba, e o diretor do Sindicato dos Jornaleiros, Pedro Pinto.
Para a abertura e encerramento da campanha, estão previstas solenidades que contarão com a participação de crianças, de gestores dos municípios envolvidos, e da população. A ideia é promover ações educativas como apresentações artísticas da cultura local e de peças teatrais voltadas para o tema.
Para o encerramento da campanha, também está programada a destruição das armas recolhidas. Em 2007, operando o rolo compressor que deu fim aos brinquedos, o prefeito Cícero Almeida marcou sua participação no evento.