CNS discute melhorias no SUS

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde participaram de uma reunião com representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Ministério da Saúde para analisar e discutir alternativas para melhorias dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população. O encontro aconteceu, nesta quinta-feira (2), na sede do Conselho Estadual da Saúde e contou com a participação da secretária adjunta da Saúde, Júlia Levino e do presidente CNS, Francisco Batista Júnior.

Na oportunidade, Júlia Levino apresentou um relatório com os investimentos feitos pelo governo estadual e as ações realizadas nos últimos dois anos e meio de gestão, a exemplo da implantação dos programas estruturantes Prohosp, Promater, Provida e Prosaúde. Programas que, segundo ela, foram criados com o intuito de melhor o atendimento médico de urgência e emergência, desenvolver políticas públicas de atenção básica, reestruturar a Rede Materno-Infantil do Estado e promover ações que possam reduzir a mortalidade infantil em Alagoas.

“Nosso trabalho tem sido incansável para prestarmos um atendimento humanizado e de qualidade aos alagoanos, primando sempre pela prevenção, que evita investimentos na saúde curativa, sempre mais cara e, na grande maioria dos casos, pouco eficaz”, disse Julio Levino citando o trabalho que tem sido feito para reestruturar a rede de urgência e emergência, a exemplo da descentralização do Samu e os investimentos voltados para atenção básica e a ampliação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS)

Após a explanação de Júlia Levino, o presidente do CNS, Francisco Batista Júnior, disse que já tomou conhecimento das ações colocadas em prática pelos técnicos da Sesau e ressaltou que a entidade está disposta a colaborar para que mais investimentos na área da saúde sejam realizados, com o intuito de possibilitar o atendimento humanizado aos usuários do SUS em Alagoas.

“Temos conhecimento das ações já fomentadas pela equipe técnica da Sesau, bem como das dificuldades encontradas pela atual gestão no sentido de ampliar o atendimento e promovê-lo de forma harmônica. Por isso, estamos em Alagoas para conhecer de perto a realidade e avaliar o que pode ser feito no sentido de melhorar os serviços disponibilizados. Nossa luta é pelo fortalecimento do SUS no Estado e temos a convicção que o governo de Alagoas também compartilha desta mesma idéia”, afirmou.

Agenda – Após o encontro com os técnicos da Sesau, Francisco Batista Júnior esteve reunido com o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), André Falcão, com o secretário de Saúde de Maceió, Francisco Lins, com representantes do Ministério Público Estadual e Federal e com deputados estaduais que integram a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado (ALE).

Nesta sexta-feira (3), o presidente do CNS, Francisco Batista Júnior irá se reunir com o governador Teotonio Vila Filho, no Palácio República dos Palmares, com objetivo de discutir a situação da Saúde em Alagoas.

Fonte: SESAU

Veja Mais

Deixe um comentário