Estão abertas até 12 de agosto as inscrições para a 8ª edição do Programa Jovens Embaixadores. Este programa levará 35 estudantes brasileiros aos Estados Unidos por três semanas com todas as despesas pagas. O Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada Americana, em parceria com os setores público e privado em ambos os países. O programa beneficia alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades.
Segundo o diretor da Escola Estadual Geraldo Melo e professor de Inglês, Nilson Júnior, o programa foi ampliado. Ele explica que quando o jovem chega aos Estados Unidos ele participa de uma seleção para ingressar em uma universidade americana.
“A iniciativa procura aproximar o estudante de novas culturas e ampliar o gosto dele pelo estudo do inglês. Além disso, o programa seleciona alunos nos diversos países onde está inserido, ou seja, países da América do Sul e Europa e África”, disse o professor.
Nilson Júnior completa dizendo que o jovem que participa de programa passa a ser um representante de sua cidade e Estado, nos Estados Unidos.
O programa oferece 35 vagas para jovens entre 15 e 18 anos que sem ajuda financeira não teriam como viajar para o exterior. O Jovens Embaixadores exige ainda que o candidato tenha boa fluência oral em inglês, estude na rede pública de ensino, e apresente bom desempenho escolar, assim como ter iniciativa e boa desenvoltura oral.
O candidato deve demonstrar flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes, manter bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade; e por fim possuir engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano.
As inscrições devem ser feitas até 12 de agosto de 2009 nas instituições parceiras em todos os estados brasileiros. A lista completa das instituições e informações adicionais sobre o programa Jovens Embaixadores 2010 estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.jovensembaixadores.org