Mutirão da Cidadania da Esmal chega a Penedo

TJMutirão foi realizado em Penedo

Mutirão foi realizado em Penedo

A cidade de Penedo, uma das mais importantes da região do Baixo São Francisco, recebeu nesta sexta-feira (03), a etapa do Mutirão da Cidadania da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Coleta gratuita de exames de DNA, palestras em escolas públicas municipais e curso para servidores do Poder Judiciário aconteceram em vários locais da cidade, beneficiando centenas de moradores da cidade e da região.

Para a coordenadora de Projetos Especiais da Esmal, juíza Fátima Pirauá, o Mutirão da Cidadania foi a forma encontrada pela Esmal para se aproximar ainda mais da população carente do interior do Estado. “Nosso objetivo é beneficiar a população carente que reside no interior, que antes gastava muito dinheiro para se deslocar até Maceió e usufruir dos serviços oferecidos pela Esmal”, justificou a coordenadora.

Levar conhecimento à população é outro objetivo do Mutirão da Cidadania, que desde 2008 integrou o Programa Cidadania e Justiça na Escola à programação da atividade. Palestras sobre Drogas, Violência, Direitos Fundamentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre muitos outros temas têm sido realizadas por voluntários especializados, como policiais militares e federais, psicólogos, assistentes sociais, magistrados, promotores e etc.

“Os servidores do Poder Judiciário que atuam nas comarcas do interior também foram bastante beneficiados com a realização dos Mutirões da Esmal. Temos levado os cursos de aperfeiçoamento para perto deles, evitando que eles precisem se deslocar até Maceió para participar das capacitações”, explicou o juiz coordenador de Cursos para Servidores da Esmal, João Dirceu Soares Moraes. O magistrado completou ainda que a média de participação nos cursos supera as expectativas.

A próxima etapa do Mutirão da Cidadania da Esmal acontece no próximo dia 17 de julho, no município de Santana do Ipanema.

Fonte: Assessoria/TJ

Veja Mais

Deixe um comentário