O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou, no domingo (5), o trigésimo caso suspeito de gripe A. A vítima é uma adolescente de 12 anos, que reside em Maceió e esteve na Argentina, no último dia 29 de junho.
Ela foi atendida no Hospital Escola Hélvio Auto, no domingo, apresentando febre, calafrio e dor. Após o atendimento, técnicos do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) realizaram a coleta de material biológico para ser remetido até a Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde o exame será realizado.
A paciente foi liberada no mesmo dia, por não apresentar sintomas que pudessem evoluir para um estado de saúde grave. No entanto, ela permanecerá em isolamento domiciliar por 14 dias ou até a liberação do exame; seus parentes também serão monitorados diariamente pelos técnicos do Cievs, segundo preconiza o protocolo de Procedimentos para o Manejo de Casos e Contatos da Gripe A.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, cinco casos da doença já foram confirmados, 11 descartados e 14 são suspeitos aguardando resultados dos exames. Em caso de suspeita de contaminação com o vírus H1N1, os familiares da vítima ou ela própria devem contatar o Cievs por meio dos telefones 08002845415, 3315-2059, 8882-9752 ou através do e-mail notifica@saude.al.gov.br.
Medidas preventivas
Para àqueles que irão viajar para países que estão em estado de pandemia ou que retornaram deles, o Ministério da Saúde recomenda que, se estiver no avião, deve comunicar à tripulação, para que o atendimento especializado seja providenciando. Caso esteja no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, é recomendado procurar o posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cujos profissionais estão habilitados a encaminhar o provável paciente para o Hospital Escola Hélvio Auto.