Os interessados em concluir os Ensinos Fundamental e Médio, através das provas da 1ª etapa dos Exames Supletivos de Educação Básica podem fazer suas inscrições até esta sexta-feira (10), como determina o edital publicado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte no Diário Oficial do Estado (DOE), último dia 22. As provas serão realizadas dia 26 de setembro.
Segundo a coordenadora dos Exames Supletivos da SEE, Maria de Fátima Silva, este ano o edital traz algumas novidades. “Nesta etapa, as pessoas se inscrevem para fazer todo o Ensino Fundamental, ou seja, do 1º ao 9º ano. Antes, elas se inscreviam para fazer provas da 1ª a 4ª série e, depois, de 5ª a 8ª”, disse.
Outra exigência do edital, de acordo com Maria de Fátima, é que os candidatos não poderão fazer inscrição por intermédio de procuração. “O processo de inscrição desse ano só poderá ser presencial”, confirmou a coordenadora.
As inscrições são gratuitas e acontecem de forma descentralizada. Em Maceió, somente poderão ser feitas nas Coordenadorias e Ensino (CEs). No Interior, nas coordenadorias e nas escolas indicadas pelas CEs.
Os detentos do sistema prisional que fizerem a inscrição precisam apresentar o Relatório de Vida Carcerária, que contém seus dados pessoais. A entrega dos cartões será feita no período de 28 a 31 de julho em Maceió, e de 30 de julho a 4 de agosto no interior, no horário das 8h às 14h, juntamente com o manual do candidato”, acrescenta Fátima.
Para prestar os exames de Educação Básica, é necessário possuir no mínimo 15 anos, completos até a data de realização das provas. No caso do ensino médio, a exigência é de 18 anos até o dia do exame. No ato da inscrição é obrigatória a apresentação de original e cópia do RG (cédula de identidade) e CPF, para autenticação, e comprovante de residência.
Os candidatos que pretendem fazer os exames do Ensino Médio devem apresentar um certificado de conclusão do Ensino Fundamental, RG, CPF e comprovante de residência. Caso o candidato tenha sido aprovado em disciplinas isoladas, ele precisa apresentar a declaração de aprovação parcial, que é expedida pela Diretoria da Educação de Jovens e Adultos da SEE.