Candidatos ao Minha Casa, Minha Vida já organizam fila para as inscrições de amanhã

Luis Vilar/Alagoas24horasLuis Vilar/Alagoas24horas

As inscrições para o programa Minha Casa, Minha vida se iniciam apenas amanhã – no dia 8 de julho – porém, para quem alimenta o sonho da casa própria há muito tempo existe o temor de perder mais esta chance. É por esta razão, por exemplo, que o desempregado Luiz Oliveira Barbosa se encontra na fila das inscrições desde as 16 horas da segunda-feira, dia 6.

“Estou morando de favor na casa da minha irmã. Então, já passou da hora de sair de lá. Quero garantir minha casa própria”, salienta Luiz Oliveira Barbosa, que ostenta o primeiro lugar de uma fila que já dobra a esquina.

O programa do Governo Federal foi lançado em Alagoas há dois meses, mas as inscrições só se iniciaram nesta quarta-feira. Ainda assim, os inscritos serão submetidos – conforme informações da Secretaria Estadual de Infraestutura – a uma triagem da Caixa Econômica Federal (CEF). Em tese, garantir os primeiros lugares da fila é apenas uma etapa da guerra pela casa própria. Para Luiz Oliveira, uma batalha – no entanto – já foi vencida.

O nome dele encabeçará a lista e pode estar entre os três mil contemplados. A triagem da Caixa Econômica tem por objetivo identificar dentro os candidatos se existe pessoas que possuem imóveis, ou seja, beneficiados por outro programa habitacional. Luiz Oliveira afirma que não foi contemplado em nenhum programa anterior, nem possui casa própria. Aliás, ele faz questão de divulgar a situação do déficit habitacional no Brasil, em especial em Maceió.

“Sei que este programa só não resolve a situação, que é séria, mas é um começo”, destaca o candidato, que participa da comunidade em um site de relacionamentos, Minha Casa, Minha Vida, que “visa discutir a situação a qual as pessoas são submetidas a passar para realizar sonhos básicos como o da moradia”, salientou. “Pretendo ainda fazer um blog para discutir situações como esta”, destacou.

De acordo com Luiz Oliveira, ele se reveza com familiares na fila para garantir que seja o primeiro a ser atendido na manhã da quarta-feira. O caso de Luiz Oliveira não é o único. Em uma lista organizada pelas pessoas que estão na fila, já foram registrados mais de uma centena de pessoas. “Eu sou a número 81. A gente organizou para que as pessoas possam ir em casa e voltar, sem perder o lugar. Há uma lista com o nome de todo mundo que está aqui”, frisou a candidata Selma Vieira, que aguarda do dia das inscrições ao lado da família.

“Eu não cheguei ontem como o primeiro da fila, mas estou aqui desde as 7 horas de hoje à espera de já ser atendida para garantir minha casa”, disse confiante. As inscrições se estendem até o dia 20 de julho. Estas informações serão confrontadas com a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), instrumento do governo federal usado na identificação de todas as famílias de baixa renda do país. A partir deste cadastro é possível verificar quem já foi contemplado com casa pela União.

Inscrições

Nesta primeira fase de inscrições do Minha Casa, Minha Vida, serão cadastradas famílias com renda de até um salário mínimo, sem casa própria e que não tenham sido contempladas em outro programa habitacional do governo federal. Os candidatos deverão ser maiores de 18 anos, moradores de Maceió, e terão que apresentar Identidade e CPF no momento do cadastro. Para esta faixa de renda, está prevista a construção de quatro mil moradias.

O atendimento será realizado no Ginásio Cenecista Jorge Assunção, na ladeira da antiga rodoviária (Poço) nos dois horários, das 9h às 17h e, na ocasião, os técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura vão distribuir senhas para disciplinar o processo de inscrições e evitar tumultos.

A Polícia Militar de Alagoas também vai reforçar a organização do evento, garantindo a segurança dos candidatos presentes ao ginásio.

Servidores

Já para o funcionalismo do Estado, as inscrições começam no dia 22. O cadastro será feito via Internet, em um portal que será lançado em parceria pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Gestão Pública (Segesp) e Instituto de Tecnologia da Informação (Itec).

Fonte: Com Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário