Entidades são capacitadas na prevenção à Aids

Entre os dias 13 e 17 de julho o Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA), da Bahia, entidade de referência nacional no combate ao HIV, estará na cidade de Maceió capacitando três organizações: Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (APPE), as Organizações Não-Governamentais MULUNGU e Central de Movimentos Populares (CMP). A série de capacitações em Alagoas é mais uma etapa do Projeto Transversalizando AIDS no Nordeste que tem como financiador a Fundação Ford.

Iniciado em 2008, o projeto visa desenvolver estratégias de transversalização do tema HIV/Aids para organizações atuantes nos movimentos sociais nos estados de Sergipe e Alagoas, fortalecendo suas capacidades institucionais, políticas e técnicas para que possam intervir em seus contextos sócio-político-culturais para o controle da epidemia. Nesta nova etapa, o GAPA construirá, em parceria com essas organizações, um plano de trabalho com atividades a serem desenvolvidas ao longo dos próximos dois anos.

"Essa construção compartilhada será desenvolvida através de um Seminário de Construção de Planos em cada uma das organizações participantes do projeto, numa carga horária de 16 horas, com a participação de membros das equipes técnicas e diretiva destas. A Construção dos Planos será in loco a partir da presença de dois representante do Gapa-Ba a cada uma das instituições, com o papel de facilitação e mediação", adianta Moacyr Villas Boas, coordenador do projeto.

Entre o conteúdo programático estão os seguintes tópicos: Construção Compartilhada de Soluções em Saúde para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids; explanação sobre os conceitos e eixos de intervenção de mainstreaming em HIV/Aids; recursos disponíveis e problemas da organização para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids; seleção de problemas a serem enfrentados para a construção do mainstreaming.

Os acordos estabelecidos entre a facilitação do Gapa-Ba e cada uma das organizações parceiras de como será feito a comunicação e o monitoramento de acompanhamento dos Planos, de modo a que se respeite as possíveis especificidades e necessidades de cada instituição.

GAPA-BAHIA

O Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia, fundado em 02 de julho de 1988, se constitui em uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública, que tem como objetivo promover estratégias educativas para a prevenção da AIDS, lutar contra a discriminação e condutas lesivas aos direitos humanos das pessoas com HIV/AIDS e seus familiares.

Hoje, o GAPA-BA é a maior e mais reconhecida organização não governamental atuante no campo da AIDS no Brasil. Em 2000, recebeu da Associação Brasileira de Marketing e Negócios o Prêmio Destaque em Marketing Social. Em 2001, foi a vez do reconhecimento mundial com o Prêmio Internacional pela ajuda Humanitária concedido pela Interaction. São cerca de 39 mil pessoas diretamente beneficiadas por suas ações e mais de 12 milhões atingidas anualmente por suas campanhas multimídia.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário