Cinejus exibe documentário sobre 17 de Julho

Nesta sexta-feira (17), o Cineclube do Sindjus, o Cinejus, exibe o vídeo documentário “A Rebelião Popular” que trata da mobilização, em 17 de Julho de 1997, a qual resultou no declínio do governador Divaldo Suruagy.

O documentário, que foi produzido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão de São Paulo, mostra a manifestação popular em 17 de Julho de 1997, que resultou na queda do Divaldo Suruagy ao Governo de Alagoas.

Naquela época, Alagoas passava por um período de caos. Os servidores públicos estaduais estavam com salários atrasados em oitos meses. O comércio falido. O serviço público paralisado.

O documentário mostra que os servidores públicos, policiais civis e militares, sindicatos e a população em geral foram às ruas para exigir o impeachment do então governador Divaldo Suruagy.

Nessa data, milhares de pessoas ocuparam a Praça D. Pedro II, no Centro de Maceió, enfrentando as Forças Armadas, em frente à Assembléia Legislativa. Com a pressão popular, o então governador Divaldo Suruagy se afastou do cargo.

Bate-papo
Após a exibição, o diretor da Confederação Brasileira dos Policiais Civis José Carlos Fernandes Neto, um dos sindicalistas que foi importante para a mobilização e união dos policiais civis e militares no protesto, fará um bate-papo sobre a importância do 17 de Julho de 1997 e o que mudou no Estado depois da manifestação popular.

Serviço
Sessão única, gratuita, às 18 horas, na sede do Sindjus/AL, que fica localizada na Rua da Praia, 102 – Centro. Haverá pipoca e referentes de graça para o público. Informações: 82 – 3202-7385.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário