O juiz substituto da comarca de Igaci, Antônio Rafael Wanderley Casado da Silva, tem dado prioridade aos julgamentos dos processos referentes à Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A meta, de caráter nacional, estabelece o julgamento de todos os processos anteriores a dezembro de 2005, que ainda estejam pendentes na Justiça.
Segundo o juiz, foi feito um levantamento na comarca de Igaci para saber o quantitativo de processos relacionados à Meta 2. Ali foram encontrados 180 processos pendentes, porém a comarca ainda recebeu outros 70 autos do município de Craíbas, que se enquadravam no cumprimento da meta, resultando em aproximadamente 250 processos para serem julgados até dezembro próximo por determinação do CNJ.
Considerando a importância da Meta 2, Antônio Rafael tem se comprometido com a sua observância. “Tenho me empenhado ao máximo, estendendo meu expediente até depois das 18 horas no fórum todos os dias, em virtude do cumprimento dessa meta”, garante.
Essa demanda deve-se à vinculação de Craíbas à comarca de Igaci, quadruplicando a quantidade de processos da sede. O juiz Antônio Rafael já realizou dez julgamentos, dos quais seis atenderam ao cumprimento da Meta 2. Para o magistrado, “celeridade é algo imprescindível à Justiça no cumprimento do seu dever. Na próxima semana estaremos trabalhando na realização de mais dois julgamentos”, afirmou.
O Tribunal de Justiça Alagoas (TJ/AL) tem até a noite de hoje para enviar ao CNJ os seus dados do cumprimento da Meta 2, para isso, vários juízes e técnicos trabalham no processamento e envio das informações.