O juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Alexandre Lenine de Jesus Pereira, divulgou, nesta segunda-feira (20), os dados enviados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na última sexta-feira, referentes ao cumprimento da Meta 2, que regulariza o julgamento de todos os processos anteriores a 2005 que estejam pendentes nas comarcas do Estado. A meta deve ser atingida até dezembro deste ano.
O cumprimento da meta melhorou bastante com o novo levantamento dos dados. Informações prestadas por todos os juízes de primeiro e segundo graus dizem que cerca de 49.500 processos ainda precisam ser resolvidos pela Justiça em todo o Estado. “Já havia sido feita uma remessa de dados ao CNJ sobre a situação dos processos do Judiciário alagoano, porém, fez-se necessária uma retificação, que revelou uma melhora significativa da situação, uma vez que a quantidade dos processos com urgência de julgamento caíram em relação à informação anterior dos dados”, informou o juiz Alexandre Lenine.
“Nossa preocupação maior é repassar esses dados com clareza e de forma bem definida. Estamos fazendo agora uma política com os juízes das comarcas do interior para informar com certeza o quantitativo dos nossos números, compondo um perfil completo da situação dos processos do Judiciário, tendo em vista a importância de se atingir a meta estabelecida pelo CNJ”, inteirou.
Até dezembro, o TJ/AL continuará enviando seus dados periodicamente ao CNJ e seguirá priorizando o julgamento de todos os processos anteriores a 2005, até alcançar o cumprimento da Meta 2.