A madrugada desta terça-feira, dia 21, foi bastante movimentada na Casa de Detenção de Maceió, o conhecido Cadeião. Oito presos serraram grades da cela e tentaram fugir da unidade prisional.
A tentativa de fuga aconteceu por volta das 2h. Segundo a direção do presídio, os presos – que estavam na cela 27 do Pavilhão I – serraram a grade da cela e, após serrar a grade do solário do módulo, foram flagrados pelos agentes penitenciários de plantão na unidade. Um dos detentos já se encontrava na laje do módulo.
Um alerta de fuga foi repassado para as unidades de plantão. Agentes do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), além de militares do Batalhão de Policiamento de Guarda (BPGd) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados para fazer a segurança da unidade.
Os presos José Fabiano dos Santos, 24 anos (conhecido como Zé), Cláudio Rubens Reis dos Santos, 25, Cristiano de Souza Silva, 23, Felipe Salvador de Lima, 25 (Urea), Ednaldo Ferreira da Silva, 21 (Fantasminha), Denisson dos Santos, 18 (Mita), Márcio Lopes da Silva, 18, e Márcio Barbosa de Almeida, 24 (Caveirinha) foram encaminhados para a Delegacia de Plantão II, no Conjunto Salvador Lyra, para registro da ocorrência e, em seguida, levados ao Instituto Médico Legal Estácio de Lima para realização de exame de corpo de delito.
Com os detentos foi encontrado uma de serra de aproximadamente dez centímetros de comprimento, além de uma corda feita de lençol – a conhecida “Teresa” – que seria utilizada para escalar o muro da unidade prisional.
Ainda segundo a direção da unidade, esta é segunda fez que os presos José Fabiano, Ednaldo, Denisson e Márcio Lopes tentam fuga no Cadeião. Segundo informações, há cerca de um mês eles tentaram fugir do Pavilhão II.
Os detentos deverão cumprir medida disciplinar.