Mais uma denúncia de negligência e maus-tratos foi recebida nesta terça-feira, dia 21, por conselheiros tutelares de Maceió. A criança, um bebê de apenas um mês, estaria sendo negligenciada pela mãe – que é usuária de drogas. Os conselheiros encontraram a criança suja, faminta e com sinais de maus-tratos.
Segundo o conselheiro Luiz Henrique, da V e VI Regiões, a denúncia contra a mãe do bebê foi feita por vizinhos, que ficaram indignados com a jovem, que saiu na noite de ontem para usar drogas e só voltou na manhã de hoje, deixando o bebê sozinho. Ao chegar ao local para recolher a criança, a mãe teria se recusado a entregar o filho e ainda tentou fugir, sendo detida por uma guarnição da Polícia Militar.
Luiz Henrique afirmou que mãe, o bebê e uma anciã de cerca de 80 anos vivem na casa de apenas um cômodo, localizada no Conjunto Freitas Neto, no Complexo Benedito Bentes. A pobreza é extrema no local, além da sujeira. A mãe da criança, que deu à luz na Maternidade Denilma Bulhões, teria se recusado a receber tratamento para desintoxicação.
De acordo com o conselheiro, o bebê foi submetido a exames clínicos na manhã de hoje e foram solicitados exames laboratoriais, uma vez que existe a possibilidade da criança ter sido contaminada com doenças sexualmentre transmissíveis. O bebê foi levada para uma casa de adoção, onde receberá cuidados intensivos.
A mãe da criança – cuja identidade não foi divulgada – será processada por negligência e maus-tratos. A jovem é filha de uma ex-reeducanda do Presídio Santa Luzia, condenada por tráficos de entorpecentes. A mãe do bebê teve outros dois filhos, um deles teria morrido por negligência e o outro foi ‘tomado’ pelo pai.