O Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) realiza hoje (21), a partir das 9h, treinamento com a corporação do 5º Batalhão (BPM), localizado no Conjunto Benedito Bentes I. O objetivo da ação é selecionar e formar pessoal que tenha perfil para atuar na 1ª base de policiamento comunitário na capital alagoana.
A área do Complexo Habitacional do Benedito Bentes é um dos núcleos escolhidos em Maceió, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social e pelo Ministério da Justiça, para implantação de projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), como o Território da Paz e, consequentemente, criação de policiamento comunitário, por ser uma das regiões mais violentas da capital.
“Esse treinamento envolve ainda aplicação de questionários e teste de seleção cujo objetivo é formar em torno de 25 policiais para se enquadrar na primeira base de policamento comunitário”, informou a tenente Joyce Bezerra, do Núcleo de Polícia Comunitária da PM.
De acordo com a oficial, uma equipe de policiais já está em treinamento nos conjuntos Benedito Bentes e Selma Bandeira e recebe instruções de quatro oficiais que participaram de cursos de capacitação com noções de polícia comunitária em São Paulo. “Esses oficiais alagoanos participaram de cursos ministrados por policiais capacitados no Japão, país onde existe uma ótima experiência com polícia comunitária”, completou.