A realização do maior evento náutico de caráter popular, o Ecovela, foi discutida em uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Semed), articulada pelo secretário Ricardo Valença.
A proposta é unir o evento à programação educacional e cultural das escolas da rede municipal, além de associá-lo à preservação do meio ambiente. O Ecovela será realizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro, na Lagoa Mundaú, no bairro do Pontal da Barra.
A organização do evento inclui as secretarias municipais de Promoção do Turismo, Indústria e Comércio (Semptur), de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), de Esporte e Lazer (Semel), a Braskem e o Controle de Bacias Hidrográficas (CBH) Complexo Estuarino Lagoas Mundaú e Manguaba (Celmme).
Durante o encontro, o secretário Ricardo Valença (Semed) destacou que é possível agregar ao evento a comunidade escolar. Os estudantes podem ser mobilizados para desenvolver um trabalho com a temática do meio ambiente e da cultura local.
As escolas seriam despertadas para o tema da preservação, ao mesmo tempo em que todo o evento também teria esse foco. A preocupação foi manifestada pelo gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines. Ele sugeriu que a programação inclua uma ação efetiva de preservação ambiental, como coleta de lixo e plantio de árvores típicas da vegetação nativa.
O Ecovela também servirá para a Sempma inaugurar a sinalização e orientação da ilhas que integram o complexo lagunar. Segundo Noaldo Araújo, técnico do órgão, o “batismo” das localidades vai ajudar a comunidade e os visitantes a reconhecerem as áreas turísticas.
A comunidade estará envolvida todos os dias da regata. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer montou uma programação que contemplará, desde brincadeiras populares, até ginástica, jogos de tabuleiro (xadrez, dominó, damas etc.), além de atividades de recreação.
Nesse primeiro encontro, os representantes dos órgãos envolvidos definiram como cada segmento atuará na realização do Ecovela. No próximo encontro, dia 10 de agosto, às 9h na Braskem, a comissão volta a se reunir para fechar toda a programação.