Os professores da rede municipal de educação de Marechal Deodoro, se reuniram na manhã desta quarta-feira para discutir pautas de valorização e manuitenção do magistério. A idéia é tirar propostas a serem desenvolvidas na III Conferência Municipal de Educação, que acontecerá no final deste mês no município.
A conferência vai acontecer nos dias 30 e 31 deste mês, na Escola Municipal Altina Ribeiro Toledo. Mas desde agora os professores discutem os eixos temáticos para buscar a melhoria do magistério. Os temas discutidos são: O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade e regulação da educação nacional; Qualidade de Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Formação e valorização dos Profissionais em Educação; financiamento da Educação e Controle Social; Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão Diversidade e Igualdade.
A pré-conferência dividiu os profissionais da educação em cinco grupos. Nesta manhã, um dos grupos se reuniu na escola Joviniano Rodas, no Taperaguá, os profissionais das escolas João Batista, Maria Araujo Logo e Núcleo de Educação Infantil Sonho Feliz. Entre os participantes, estava a diretora adjunta da escola Joviniano Rodas, Maria José. Ela disse que este é um momento ímpar na educação de Marechal Deodoro, em que os professores e os diversos segmentos de profissionais que compõem a educação pública, tem a oportunidade de sugerir as mudanças realmente necessárias para que a educação atinja a excelência.
A professora Maria Angélica Peixoto Rocha, também participou da pré-conferência. Ela explicou que a pré-conferência está sendo organizada pela equipe de ensino e a intenção é que cada escola escolha seus representantes como professores, pais e alunos, para participar da conferência no final do mês. As propostas da III Conferência Municipal da Educação serão levadas à Conferência Estadual de Alagoas e por fim, à Conferência Nacional.