A efetivação de uma política no combate às drogas é o objetivo do Fórum Estadual de Política sobre Drogas que acontece durante todo o dia de hoje e também amanhã (24), no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções de Maceió. A iniciativa para realização do seminário foi do Governo do Estado de Alagoas e da Secretaria Estadual de Saúde.
Com o tema “As drogas consomem os melhores momentos da vida”, o evento foi aberto com a palestra Panorama Nacional sobre as Drogas, ministrada pelo General Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa, da Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (SENAD). Durante o fórum haverá ainda outras palestras e oficinas que visam conscientizar a população e apresentar os trabalhos, pesquisas e as últimas descobertas nessa área.
O secretário de Defesa Social do Estado, José Paulo Rubim, destacou que a principal intenção é trazer para a sociedade tudo o que vem sendo feito para combater o uso de drogas e pensar na criação de um espaço de reabilitação. “Estamos tentando despertar todos os segmentos da sociedade, e isso envolve polícia, família, igreja, educadores e, claro, o Estado, para a construção de uma política de combate e a criação de um espaço para reabilitação dos usuários de drogas”.
O governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, salientou a importância de uma ação conjunta entre o Estado e a sociedade para viabilizar um meio de prevenir o uso das drogas. “É de grande relevância a utilidade dessa discussão, já que 80% dos crimes cometidos em Alagoas tem relacionamento com o tráfico de drogas. Políticas efetivas existem, mas estão pontuadas em diversas ações. A intenção é justamente unificar e conectar todas elas”.
A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), compôs a mesa junto a outros representantes da sociedade como instituições sociais, universidades de Alagoas e população em geral.