Com o objetivo de monitorar o diagnóstico da meningite no Estado, criando uma rede integrada formada pelas esferas pública e privada, técnicos da Gerência de Biologia Médica do Laboratório Central de Alagoas (Lacen) irão treinar os profissionais das unidades hospitalares de Maceió. A capacitação será realizada a partir de terça-feira (28) e prossegue até quinta-feira (30), na sede do órgão das 19h às 22h.
A iniciativa, que será destinada aos médicos, biomédicos, patologistas clínicos e bioquímicos das unidades hospitalares, visa capacitar os profissionais para o diagnosticar e investigar onde o paciente foi contaminado e se há a possibilidade de haver um surto em determinada área. A partir de então, será possível desenvolver ações de vigilância nas áreas onde haja a incidência de surtos da meningite.
“Iremos montar um fluxo para o diagnóstico preciso da doença, pois só assim será possível desenvolver ações pontuais de saúde pública e tabular dados estatísticos com precisão, segundo preconiza o Ministério da Saúde. Desse modo, estaremos evitando a sub-notificação e dados não conclusivos”, afirmou a gerente de Biologia Médica do Lacen, Ivoneide Barroso.
De acordo com a gerente, todo o suporte técnico será disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde às unidades hospitalares, que também contarão com o aparato tecnológico necessário para a estruturação da rede de diagnóstico da meningite, bem como a logística necessária para que o programa alcance êxito. —