O Hospital Geral do Estado (HGE), por meio da Seção de Saúde Ocupacional, divulgou esta semana o edital do processo eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), referente à gestão 2009/2010. Os servidores têm até esta sexta-feira (24), para formar a comissão eleitoral; de 3 a 18 de agosto é o período de inscrição dos candidatos na Seção de Saúde Ocupacional. A eleição está prevista para começar no dia 1º setembro, das 7h às 19h.
Para o gerente do HGE, Antonio Alício Moreira, o trabalho da Cipa no hospital é fundamental porque é através dos relatos dos membros da Comissão sobre as condições de trabalho dos servidores que é possível otimizar as ações e sanar as dificuldades. “As condições de risco no trabalho são averiguadas pela equipe da Cipa; logo em seguida medidas são reivindicadas junto à gerência da unidade”, informou.
Segundo Adeísa Toledo, coordenadora de Saúde Ocupacional do HGE, são atribuições da Cipa a elaboração de mapas de riscos com a maior participação de servidores e de um plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
“Periodicamente são feitas verificações nos ambientes e observadas as condições de trabalho, visando identificar situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos servidores”, salientou.
Representação – A Cipa é uma comissão composta por representantes dos servidores e dos gestores, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a instituição. É composta por oito membros eleitos e igual número de indicados pela gerência do hospital, além de sete suplentes dos titulares, com o mesmo número de indicados.