Coordenadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) e representantes dos acampamentos e assentamentos da reforma agrária terão uma audiência com o Governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho. A atividade terá início às 9h desta sexta-feira, dia 24, e acontecerá no Palácio República dos Palmares, sede do Governo.
O encontro servirá para exibir slides com os fatos marcantes ao longo da trajetória da CPT e a apresentação das áreas acompanhadas pela instituição. A ocasião também servirá para mostrar a produtividade dos agricultores que estão desde fevereiro deste ano ocupando uma área que pertence ao governo estadual no município de Igaci e foi encontrada em estado de abandono. Atualmente, o acampamento que passou a ser chamado de Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América Latina) cultiva 200 tarefas de alimentos, mesmo com a possibilidade da reintegração de posse das terras, os trabalhadores rurais vão resistir e permanecer com suas lavouras.
Dentre os outros pontos de pauta na audiência destacam-se: aperfeiçoar a estrutura nas escolas e creches nas áreas acompanhadas, com a assinatura e liberação dos recursos do projeto escola itinerante (os professores estão lecionando sem receber do Estado); efetivar a liberação de recursos do Programa Pró Jovem Rural; e reforçar as exigências quanto as melhorias no acesso das estradas. Na ocasião, um casal de acampados fará a entrega de uma lembrança dos 25 anos da CPT em Alagoas ao governador, que será uma maquete de um barraco de lona, além de um balaio com produtos cultivados nas terras.
A ação integra a programação celebrativa dos 25 anos da CPT em Alagoas, e conta com a presença de 1000 camponeses e camponesas que encontram-se acampados na Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade), no bairro do Prado. Nesta sexta-feira, também terá a doação coletiva de sangue, em uma unidade móvel do Hemoal que ficará na praça das 8 às 15h. E à tarde, as crianças participarão de uma ciranda pedagógica, enquanto os adultos farão um ato político nas ruas do centro de Maceió-AL. Por volta das 16h, terá a roda de saudação à CPT, com depoimentos importantes de autoridades e lideranças que acompanharam o crescimento da instituição.
Atividades Culturais
Durante a noite, camponeses, integrantes das equipes técnicas e visitantes poderão conferir às 19h a exibição do documentário “Do bagaço à liberdade” produzido pela CPT nordeste que retrata a saga dos canavieiros e aponta a reforma agrária como saída. Em seguida, terá a apresentação do trio de forró Nó Cego.
A programação será encerrada neste sábado com a celebração de uma missa de Ação de Graças pelos 25 anos em praça pública e também um almoço festivo em comemoração ao Dia do Agricultor.