As entidades que representam as categorias de enfermeiros, técnicos, auxiliares, atendentes e parteiras emitiram, nesta sexta-feira, 24, nota de repúdio que expressa a indignação das entidades em relação às agressões que profissionais de enfermagem vem sofrendo no exercício de suas atividades, em instituições de saúde.
Representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), da Associação Brasileira de Enfermagem seção Alagoas(Aben-AL), do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal) e do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) se reuniram na manhã da última quarta-feira para analisar cada denúncia recebida e já estão dando andamento judicial para solucioná-las.
A presidente do Coren/AL, enfermeira Lúcia Leite, disse que os atos de violência no trabalho têm sido uma constante. “Chegou ao nosso conhecimento casos de profissionais que sofreram retaliações porque formularam denúncia ao Coren, outros casos envolvem agressões físicas a enfermeiros, técnicos e auxiliares. Não podemos fechar os olhos para a realidade, por isso estamos nos posicionando”.
A nota destaca que as agressões que os profissionais da enfermagem vem sofrendo são “desrespeito às relações que devem ser pautadas por princípios éticos e de cidadania” e reforça que as entidades “manifestam seu veemente repúdio a toda conduta que evidencie violência e abuso de poder nas relações de trabalho”.