Foi encerrada essa semana a I Conferência Intermunicipal de Educação dos Municípios da Barra de São Miguel e Roteiro, onde os professores e psicopedagogos debateram os problemas e soluções do processo de ensino/aprendizagem na região, definindo diretrizes para otimizar o setor. Entre as principais propostas constam inclusão digital e integração curricular com atividades de fomento a cultura e esporte.
A secretária de Educação de Roteiro, Meirian Veiga, apresentou os indicativos da pasta, com estatísticas mostrando que desde 2007 vem registrando evolução nas metas. Ou seja, o índice de evasão nos últimos anos praticamente zerou, sendo observado um aumento significativo do rendimento de aprendizagem, índice de aprovação e de qualificação do corpo docente.
Ela atribui as melhorias ao investimento em cursos de capacitação, bem como a reforma física da rede municipal, aquisição de novos mobiliários, biblioteca, equipamentos de informática e também a valorização salarial do magistério. Os professores de Roteiro (91, ao todo) recebem acima do piso nacional da categoria, que é de R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais) para 40 horas semanais – o município paga R$ 1.035,84 sem atrasar um dia sequer e existe progressão por tempo de serviço e por titularidade.
“Também não tem faltado merenda há quase três anos. Esse somatório de fatores contribui para elevar a qualidade da educação”, frisou a secretária.
Como resultado da Conferência, haverá ampliação dos projetos, maior integração das atividades curriculares com programas pedagógicos de apoio às práticas desportivas, culturais e principalmente da área de tecnologia da informação. “O prefeito Fábio Jatobá já pactuou as metas, garantindo inclusive que não vai faltar recursos para promover maior integração e a inclusão digital na rede de ensino”, resumiu.