A oficina de capacitação em ‘Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas na Perspectiva da Redução de Danos’ segue até a próxima quarta-feira, 29, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Cruz das Almas.
O evento, que teve início na última segunda-feira, é promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Atenção à Saúde.
A capacitação é direcionada a profissionais de saúde que atuam em atenção básica, estratégia saúde da família e em serviços das áreas de álcool e outras drogas (CapsAd) e DST/Aids do município, e tem como objetivo geral ampliar a competência de profissionais de saúde para ações de prevenção e de assistência às pessoas que usam álcool e outras drogas, e suas redes de apoio familiar e social, na perspectiva do paradigma da redução de danos (RD).
“A oficina serve para estruturar, ainda mais, as nossas ações em benefício da população. É um momento para que os profissionais interajam e troquem idéias que possibilitem o fortalecimento dos trabalhos de prevenção ao uso de álcool e outras drogas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins.
A oficina, que tem o apoio do Departamento de DST e Aids do Ministério da Saúde, é uma atividade do plano de ação para o fortalecimento da política nacional de promoção da saúde, no contexto da redução do uso abusivo de álcool e outras drogas no município de Maceió.
Durante o encontro, é apresentado como referencial teórico-metodológico a pedagogia da problematização, que propõe a construção do conhecimento a partir da realidade dos participantes, favorecendo a reflexão conjunta e a troca de experiências. Para a realização das atividades propostas, serão utilizados recursos pedagógicos como dinâmicas de grupo, trabalhos individuais e em pequenos grupos, leitura de textos, plenárias e teorizações por meio de aulas expositivas.
As professoras facilitadoras são Eliane Maria Fleury Seidl, do Instituto de Psicologia da UNB e HUB/Projeto Com-Vivência e Aline Melo Soares, da SES/DF e Projeto de Redução de Danos da SES/DF.