A Polícia Civil de Alagoas reinaugurou nesta quinta-feira, dia 30, a carceragem da delegacia do 9° Distrito Policial, no bairro do Jacintinho, que passou por uma reforma. Na restruturação, foi adotado novo modelo de delegacia, com carceragem desvinculada da distrital.
Para o delegado-geral de Polícia Civil, Marcílio Barenco, o novo modelo implantado melhora as condições de segurança da delegacia para que agentes e delegado possam fazer efetivamente seus trabalhos, que é de investigar. “O prédio do 9° DP nos possibilita fazer este formato desvinculado. Esse modelo foi pensando após desistir da construção de uma Casa de Custódia no local, uma vez que a comunidade desaprovou a instalação e nos comprometemos”, explicou Barenco.
O delegado destacou ainda que a reforma é resultado das ações previstas no decreto emergencial do Governo estadual, que beneficiou o setor de Segurança Pública do Estado. A carceragem conta com nove celas, com capacidade para cinco presos cada.
No novo formato implantado pela Polícia Civil, a carceragem é monitorada por um circuito fechado de TV e apenas policiais poderão circular pela área. "Somente policiais poderão circular no local: o anexo será uma área proibida para população, a partir desta quinta-feira, inclusive para facilitar o trabalho dos policiais e dar mais segurança."
Barenco disse ainda que a proposta de construir uma Casa de Custódia para centralizar as carceragens da Polícia Civil está praticamente descartada. “Houve um acordo da instituição com a comunidade do Jacintinho para não implantar a Casa de Custódia no local. Não há mais previsão de se fazer este formato. Há apenas a proposta do Ministério da Justiça em transformar algumas regionais em Casas de Custódia, mas não há previsão para implantação. Nossa intenção é melhorar o trabalho da polícia e garantir a segurança da população. Não houve ampliação desta carceragem, apenas reforma, até porque o preso não deve passar muito tempo na delegacia e sim ser logo encaminhado ao Sistema Penitenciário”, enfatizou.
Questionado sobre os índices de violência no Estado, Barenco manteve o discurso do secretário de Defesa Social ao afirmar que as estatísticas apontam redução no índice de criminalidade em Alagoas. “A violência é crescente em todo o país. Em Alagoas nós temos dados estatísticos que apontam que houve uma redução nos índices nos crimes de homicídio”, destacou o delegado.
A solenidade de reinauguração conta com a presença do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, além de diversos delegados de polícia. Ainda durante a reinauguração, o governador entrega sete viaturas para a instituição.