SMS incentiva aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Saúde da Família (PSF), realizou nesta sexta-feira (31), na Colônia dos Pescadores do Pontal da Barra, uma demonstração sobre o manejo do aleitamento materno.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, afirmou que a ação serve para incentivar o aleitamento materno. “É um momento para que as mulheres, em especial, compreendam a importância de amamentar seu bebê. Também pedimos às mamães que procurem a Casa Maternal Hamilton Falcão, para fazerem doação de leite humano. O leite materno pode salvar vidas”, disse.

A ação, que faz parte do Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado hoje (1º), contou com a participação de profissionais do PSF – enfermeira, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Helga Teixeira, coordenadora do PSF, disse que a ação foi importante para incentivar e informar a comunidade sobre o aleitamento materno. “Nosso intuito é levar a informação para que as pessoas absolvam a ideia do aleitamento materno como um instrumento inigualável no combate às doenças e mortalidade infantil”, explicou.

OUTRAS AÇÕES

Dentre as atividades desenvolvidas visando à mobilização social, a Casa Maternal Denilma Bulhões, no Benedito Bentes I, realiza, de 3 a 5 de agosto, uma programação com objetivo de aumentar os índices de aleitamento materno, além de sensibilizar novas doadoras de leite humano.

Durante os três dias, a maternidade estará promovendo ações como palestras, apresentação de um grupo de crianças residentes na comunidade (que irão declamar um poema sobre doação de leite) e uma exposição com fotos de mães amamentando e bebês em UTI’s recebendo o leite.

No final da tarde, além de um reforçado lanche e sorteio de brindes, serão entregues 80 certificados de reconhecimento em homenagem às mamães usuárias e profissionais da maternidade.

De acordo com a diretora médica da maternidade, Roberta Lins de Albuquerque, apenas 40 doadoras ativas estão cadastradas. “Apesar de realizarmos campanhas durante todo ano, o nosso banco ainda necessita de doação. Pedimos que as mulheres interessadas em doar leite compareçam à Casa Maternal Denilma Bulhões para fazerem o cadastro e realizarem a coleta. É importante que todas saibam que muitas vidas poderão ser salvas com esse gesto de amor”, explicou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário