O serviço de assistência técnica prestado aos agricultores familiares em Alagoas será fortalecido a partir desta terça-feira (4), quando o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), fará a entrega de motocicletas e equipamentos aos técnicos extensionistas. Durante o ato, haverá assinatura de convênio com a Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana) para o desenvolvimento agrícola sustentável na região canavieira.
O ato acontecerá no pátio da Seagri, no Centro de Maceió, a partir das 11h, e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho. No total, 50 municípios vinculados às nove regiões administrativas da Seagri serão beneficiados com a entrega dos seguintes equipamentos: 33 motocicletas, 48 computadores, 9 aparelhos de data-show, 10 GPS e 10 máquinas fotográficas.
Essa é a segunda fase de execução de um convênio entre o governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na primeira etapa, realizada em janeiro deste ano, 52 automóveis foram entregues às gerências regionais da Seagri no interior.
“Estamos garantindo infraestrutura e condições para que o técnico extensionista preste seu serviço à família do campo com mais qualidade. Com isso, a agricultura familiar em Alagoas vai sair ganhando”, enfatiza o secretário de Agricultura, Jorge Dantas.
De acordo com a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Rita de Cássia, a motocicleta é mais um equipamento para viabilizar o trabalho das gerências regionais e permitir que o agente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) chegue até o agricultor para prestar orientações. “Além disso, com os computadores e demais equipamentos, estamos reestruturando a sede das gerências, onde o técnico realiza trabalhos internos e dá andamento à execução de projetos”, afirma Rita.
Devem acompanhar a entrega dos equipamentos os gerentes regionais da Seagri, servidores, agentes de Ater e representantes de instituições parceiras.
Convênio — Na ocasião, o governador Teotonio Vilela e o secretário Jorge Dantas também assinam um convênio com a Asplana, atualmente presidida por Lourenço Lins Ferreira Lopes. O objetivo do convênio é garantir o acesso a tecnologia e infraestrutura para os produtores de cana e alimentos necessários ao cultivo sustentável, contribuindo para a manutenção dos pequenos e médios agricultores da região canavieira do Estado.