O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, oficializou a doação de terreno para a construção da sede própria do campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) no município. A solenidade de assinatura da escritura pública do terreno foi realizada no Cartório de Imóveis da cidade.
No último dia 15 de maio, o prefeito havia assinado a doação de um terreno com área de 6 mil metros quadrados, localizado às margens da Rodovia BR-104, para construção da sede própria do campus da Uneal, que atua desde 1998 no município de União dos Palmares.
A cessão do imóvel foi amparada pelo Decreto Municipal Nº 07/2009, de 8 de abril de 2009. Segundo o artigo 3º do Decreto, a Uneal tem o prazo de dois anos para providenciar a construção da sede do campus.
Na solenidade, a reitora Laudirege Fernandes fez questão de destacar o apoio que a instituição vem recebendo do prefeito Areski Freitas e da Câmara de Vereadores de União dos Palmares.
O diretor do campus da Uneal em União, professor Jairo José Campos, salientou a importância da construção de um prédio próprio, como forma de garantir melhores condições de trabalho para professores e funcionários, além de assegurar melhores condições para o aprendizado dos alunos.
O educador também revelou que a reitora está mantendo contatos com o governador Teotonio Vilela Filho para conseguir recursos para o início das obras.
A reitora também vai a Brasília nos próximos dias, com um grupo de professores. Ela pretende manter contatos com os representantes da bancada alagoana para assegurar emendas ao Orçamento da União que possam garantir recursos para a construção da sede própria do campus em União dos Palmares.
Atualmente, o campus funciona, provisoriamente, no Colégio Cenecista Santa Maria Madalena, e a universidade paga R$ 4.500,00 por mês de aluguel, além de despesas com a manutenção do prédio.
A Uneal oferta os cursos de Letras e Geografia, e mantém cursos de pós-graduação para 250 alunos de municípios localizados na Zona da Mata alagoana, além de um polo do Programa Especial para Graduação de Professores (PGP), com a qualificação de 210 educadores da rede pública em toda a região.
A cerimônia contou com a presença da reitora da Uneal, Laudirege Fernandes; do diretor do Campus de União dos Palmares, Jairo José Campos, e do secretário municipal de Comunicação, Tony Lima, além de educadores, alunos e representantes dos diversos segmentos da sociedade local.