Campanha contra Pólio atinge meta

Divulgação/SesauCrianças foram imunizadas contra o vírus

Crianças foram imunizadas contra o vírus

Estradas esburacadas, pistas interditadas, povoados ilhados e temporais. Mesmo diante destes obstáculos, 42 municípios alagoanos conseguiram atingir a meta de, no mínimo, 95%, de cobertura na campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada no mês de junho em todo o País. Com isso, eles garantiram que as crianças com idade entre zero e cinco anos fossem imunizadas contra o vírus, que causa a paralisia infantil.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) , Leila Moraes, gestores municipais contaram com o apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), garantindo que 303.631 crianças fossem vacinadas durante a primeira etapa da Campanha. Em números relativos, Alagoas registrou cobertura vacinal de 91,89%; segundo o Ministério da Saúde, o País alcançou 95,72% de vacinação. A segunda etapa da Campanha deve ocorrer no dia 22 de agosto.

Um dos exemplos é o município de Cajueiro, distante 78 km de Maceió, que alcançou a maior cobertura vacinal entre os 102 municípios alagoanos, ultrapassando, inclusive, a meta populacional especificada. Das 2.335 crianças que deveriam receber a vacina contra a pólio, foram vacinadas 2.695, correspondendo a uma cobertura vacinal de 115,42%, de acordo com dados fornecidos pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde de Cajueiro, Helineide Henrique Soares, informou que para ultrapassar a meta preconizada, foi montada uma estrutura reforçada, já que durante o período de imunização, Cajueiro foi vítima de uma enchente, que deixou vários povoados da zona rural ilhados e bairros da zona urbana alagados.

“Tenho convicção que graças à dedicação dos profissionais que integram o Programa Saúde da Família (PSF) conseguimos atingir a maior cobertura vacional do Estado, pois os agentes de saúde não mediram esforços para chegar às localidades de difícil acesso”, afirmou Helineide Soares, destacando que o município possui 100% de cobertura do PSF. Em Quebrangulo, distante 128Km de Maceió, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde também foi alcançada, mesmo diante da enchente vivenciada pelo município. Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, 95,75% das crianças com idade entre zero e cinco anos foram imunizadas.

“Enfrentamos um período crítico de fortes chuvas, mas nos esforçamos para percorrer os locais de difícil acesso, a exemplo do Povoado Pedra Talhada, onde famílias residem dentro da mata e para chegar naquela localidade só a pé ou a cavalo”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, que também preside o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Estrutura – Para a realização da 1ª etapa da Campanha Estadual de Vacinação contra a poliomielite, a Sesau distribuiu 495 mil doses da vacina nos 102 municípios do Estado, com o intuito de vacinar as crianças contra a infecção viral causada pelo poliovírus, que pode provocar a perda dos movimentos nos membros inferiores e superiores ou levar à morte. O esforço teve o objetivo de assegurar que novos casos da doença não aconteçam em Alagoas, já que há 20 anos o Estado não registra nenhum caso.

Fonte: Assessoria/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário