Centenas de alunos e servidores ligados a Educação prestigiaram, na tarde desta segunda-feira, 3, a abertura dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), realizada na quadra do ginásio do CDR, no CEAGB.
A solenidade contou com a presença da ginasta da equipe olímpica brasileira, Daniele Hypólito e da atleta alagoana Bruna Farias – campeã dos 100m e 200m Norte/Nordeste. As esportistas acenderam a pira olímpica.
"É um privilégio participar de um evento como este. A escola unida ao esporte transforma a educação. Tanto o Governo como todas as empresas privadas têm que voltar o olhar para o esporte", disse Hypólito, acrescentando que as atletas em carreira inicial devem ter força e determinação e não esmorecer nos primeiros obstáculos.
Cerca de 2.600 alunos disputam as modalidades de atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, voleibol, queimado e ginástica rítmica.
Durante o evento, diversas equipes alagoanas de ginástica rítmica apresentaram seu trabalho. Ginasta há cinco anos, Laís Omena, de 15 anos, do Colégio Rosalvo Lôbo, conta que o grupo, composto por 25 pessoas, ensaiou ‘duro’ nos últimos dias para a apresentação de abertura.
"Estamos preparados para as apresentações. Ainda pequena comecei no balé e depois me apaixonei pela ginástica. Hoje, as minhas inspirações para continuar no esporte são as atletas brasileiras, Danielle Hypólito e Daiane dos Santos. E espero um dia subir ao pódio como elas", contou.
Em entrevista à imprensa, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, que foi vaiado ao chegar ao local, falou que respeitava os professores e que Alagoas pagava o quarto maior salário do País a categoria. "Estão abertos os diálogos, já chamamos a CUT para falar sobre o assunto e construir propostas para os servidores", informou.