Até pouco tempo eram grandes as reclamações por parte da população penedense no tocante a problemática do número excessivo de animais soltos nas ruas, causando acidentes e dificultando o tráfego de veículos na nossa cidade.
Hoje a realidade é outra. Com o trabalho realizado pela Prefeitura de Penedo, por meio da coordenação de apreensão de animais, que há aproximadamente seis meses realiza a apreensão dos animais soltos, foi possível resolver essa problemática que colocava em risco a segurança da população.
Outra medida adotada pela prefeitura diz respeito ao estado em que os animais são apreendidos, muitas vezes com escoriações, machucados e com sangramentos. Ao receber esses animais, são tomadas providências para o devido tratamento, afim de que os mesmos sejam liberados em boas condições de saúde. Porém o dono do animal apreendido terá que pagar multa, para tê-lo de volta, espera-se com isso que os seus respectivos donos passem a ter mais cuidados e não os deixem mais soltos.
O secretário de Agricultura Aldo Toledo disse que a próxima medida, que já está sendo implantada, é a construção de um canil com assistência veterinária, para o recolhimento de cães que estejam soltos pelas ruas. Lá eles receberão os cuidados necessários até que os possíveis donos compareceram para retirar seus animais.