Uma cidade pequena, situado no Litoral Sul de Alagoas, faz divisa a norte com o município de Coruripe e ao sul com o de Piaçabuçu, marcado por grandes lutas e conquistas, comemora com muito orgulho 49 anos de emancipação política, no dia 7 de agosto. Feliz Deserto faz parte de um litoral com uma zona natural de grande beleza e, com o objetivo de mostrar todos os atrativos do município, o prefeito Maycon Beltrão convida todos os alagoanos para comemorar o aniversário da cidade.
“Queremos divulgar o município pelo seu potencial turístico, pelo artesanato, pela história cultural. Enfim, vamos mostrar que desde 1960 a cidade vem crescendo e aparecendo”, ressalta o prefeito. O aniversário da cidade de Feliz Deserto vai ter uma comemoração bem diferente. Além das festividades alusivas, ele vai inaugurar o "Cantinho do Cinema", no Povoado Pontes da Casa, com TV na praça central da cidade, onde a população vai poder assistir aos filmes desejados e às programações locais ao ar livre. No mesmo dia, ele vai homenagear todos os papais da cidade pelo Dia dos Pais que, na ocasião, vão participar dos sorteios de vários brindes em comemoração ao dia e, ainda, vai fazer um percurso pela cidade inaugurando obras.
Para encerrar o aniversário da cidade com chave de ouro, a população vai dançar ao som das bandas Face Nova e Boleia de Caminhão. "Estamos preparando uma grande festa para comemorar o aniversário de Feliz Deserto, essa vai ser a primeira de muitas outras festas diferentes que vão vir ao longo da minha gestão. Vou inaugurar obras, vai ter shows, mas o mais importante é ver o sorriso de todos da cidade com os brindes que vamos sortear e com o "Cantinho do Cinema", afirmou Maycon Beltrão.
História
Na sua origem as terras de Feliz Deserto foram ocupadas pelos índios Caetés, que se dedicavam a agricultura e a pesca, até o naufrágio de um navio português, cujos sobreviventes, sendo os mais destacados Dom Domingos Mendes e Dona Maria Mendes, constituíram o primeiro núcleo populacional da região.
Conta a lenda que depois do naufrágio, o senhor Domingos encontrou debaixo de uma árvore a imagem de Nossa Senhora Mão dos Homens. Devido a felicidade pelo achado e pela zona deserta onde foi encontrado, denominaram ao município Feliz Deserto.
A meados do século XX começou a luta pela emancipação política, motivando um período de grande impulso e crescimento para a população. Foi somente no ano de 1960 que constituiu-se como município independente, desvinculando-se do município de Piaçabuçu, ao qual pertencia desde sua origem.
Sua história está marcada por uma tragédia ocorrida no ano de 2005, um terrível temporal que durou mais de dois dias arrasou toda a zona destruindo grande parte das casas e deixando sem abrigo a mais de 1.500 pessoas.
Hoje em dia o município de Feliz Deserto tem como principal fonte de renda o turismo que encontra como maior pedido suas belas e extensas praias banhadas pelo Oceano Atlântico, onde merece especial destaque a praia do Maçunim, freqüentada por milhares de turistas, esses que visitam Feliz Deserto no decorrer do ano.
Praias
As praias de Feliz Deserto estendem-se por vários quilômetros, desde a praia do Japu até a praia da Flexeira. São praias caracterizadas por suas águas na maioria calmas e cristalinas de agradável temperatura, bastante freqüentadas pelos amantes do sub marinismo, e por sua grande beleza ao serem praias desertas repletas de coqueiros.
Uma das mais conhecidas e visitadas é a Praia do Maçunim ou Praia de Feliz Deserto, principal pedido turístico para os numerosos visitantes que recebe o município durante todo o ano.
Praia do Japu – A praia do Japu é uma praia quase deserta que forma uma enseada repleta de coqueiros. Com fortes ondas e águas de cor esverdeada. É bem freqüentada pelos amantes do sub marinismo e nas suas imediações são visíveis nas marés baixas uma embarcação naufragada.
Praia do Toco – A Praia do Toco estende-se ao longo de 3 km e está cheia de coqueiros. Seu acesso é feito através do povoado de Feliz Deserto e caracteriza-se por seu vento constante e suas fortes ondas.
Praia do Maçunim – A Praia do Maçunim, conhecida popularmente como praia de Feliz Deserto, é a principal atração turística do município, é uma das praias mais visitadas pelos turistas, lugar onde se concentra a maioria dos visitantes que recebe o município, especialmente no período veraneio.
Praia da Fleixeira – A Praia da Flexeira é uma praia deserta que forma uma bela baía toda repleta de coqueiros. Estende-se ao longo de 2,5 quilômetros de areia fina e escura.
Programação
7 horas – Hasteamento das bandeiras
8 horas – Missa em Ação de Graças
9h30 – Inauguração do calçamento dos conjuntos Nossa Senhora Mãe dos Homens, Maria do Socorro e da Rua Tancredo Neves
11 horas – Inauguração no povoado Pontes da Casa com TV na praça central, reforma da sede da Associação dos Moradores do povoado e sorteio de brindes em comemoração ao Dia dos Pais
15 horas – Sorteio no povoado Flexeira em comemoração ao Dia dos Pais
16 horas – Desfile Cívico
17h30 – Sorteio em comemoração ao Dia dos Pais (em Feliz Deserto)
22 horas – Shows com as bandas Face Nova e Boleia de Caminhão
Maiores informações no site www.felizdeserto.al.gov.br.
http://www.a-brasil.com/felizdeserto/index.htm