O Fórum Viva Vida será realizado, nesta sexta-feira (07), em Flexeiras, beneficiando os municípios que fazem parte da 12ª microrregião. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) como uma das estratégias para redução da mortalidade infantil em Alagoas.
O Fórum contará com a participação do secretário da Saúde, Herbert Motta e de técnicos das áreas da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. O evento, que irá acontecer no Ginásio de Esportes Municipal (entrada do município), a partir das 8h, é destinada aos gestores de saúde, médicos, enfermeiros e agentes comunitários.
Segundo a diretora de Atenção Básica da Sesau, Myrna Pimentel, durante o fórum serão apresentadas medidas que foram adotadas em outras cidades alagoanas e que podem ser executadas nessas localidades para redução da mortalidade infantil .
“O Ministério da Saúde estabeleceu uma meta de 5% para a redução da mortalidade infantil, mas estamos ousando e queremos chegar aos 10%. Sabendo que temos um grande desafio e o apoio dos técnicos que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) nos municípios é fundamental, porque eles estão na ponta e em contato direto com as gestantes, mães e crianças”, ressaltou Herbert Motta.
O projeto Viva Vida prevê a expansão do número de equipes de Saúde da Família, ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Cuidados Intermediários (UCI) neonatais; regulação da atenção obstétrica e neonatal, ampliação da rede de bancos de leite, entre outras. Participam nessa etapa os técnicos de Joaquim Gomes, Flexeiras, Campestre, Colonia Leopoldina, Jundiá e Novo Lino.
O Fórum Viva Vida já percorreu os municípios sedes das microrregiões: Maceió (exceto a cidade de Maceió, que ainda terá a data marcada devido ao grande número de profissionais), Penedo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia e Viçosa. Cada encontro reuniu cerca de 400 participantes, perfazendo um total de mais de três mil profissionais da saúde. As próximas etapas são Palmeira dos Índios, Coruripe, Arapiraca e Porto Calvo.