‘A violência que a mídia mostra é só a ponta do iceberg’, diz novo secretário da Paz

Vanessa Alencar/Alagoas24horasJardel Aderico

Jardel Aderico

Em uma solenidade concorrida, com a presença de políticos, secretários de Estado e representantes de diversos movimentos sociais, Jardel Aderico, o primeiro secretário da Paz do País, tomou posse na tarde desta quinta-feira, 6, no auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares.

Em entrevista à imprensa antes da solenidade, o novo secretário Estadual da Promoção da Paz frisou que irá trabalhar em parceria com outros órgãos e secretarias, prefeituras e movimentos sociais para a implantação da cultura da paz no Estado. Segundo ele, Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema devem ser os municípios pilotos para a implantação de projetos neste sentido.

Com relação às críticas que o Estado vem recebendo na área de segurança pública, o novo secretário foi incisivo: “A decisão do governador em criar a secretaria neste contexto delicado é lógica”, afirmou, lembrando que a criação da pasta – que conta com 15 cargos remanejados de outras secretarias – não onerou os cofres públicos. Com relação à verba de custeio, o secretário disse ainda não sabe com qual montante irá trabalhar.

Pandemia do Crack

Após a apresentação do Coral de Crianças da LBV, o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), responsável pela indicação do novo secretário, abriu a solenidade de posse com um discurso onde não poupou elogios ao governo Téo e sua equipe. “Orgulho-me de ter Paulo Rubim como secretário de Segurança de Alagoas. Antes o coronelismo mandava aqui, hoje não há mais acobertamento. Não há lugar para matadores de aluguel no governo Téo”, afirmou.

O deputado reconheceu os altos índices de violência no Estado e disse que a explosão da violência se deu em todo o País, em razão do que ele classificou como ‘pandemia do crack’. “A gripe A é pinto perto do crack. 96% dos presos do País têm envolvimento com a droga”. Finalizando sua fala, Carimbão apostou que “o País descobrirá em Alagoas a metodologia para reduzir a violência”.

Ponta do Iceberg

Em seu discurso, Jardel Aderico também não colocou panos quentes nos números negativos da violência no Estado: “Estamos amargando índices elevadíssimos de violência e a redução não acontecerá do dia para a noite, mas a construção da paz é um compromisso nosso. O que vemos de violência na mídia é só a ponta do iceberg. O que está por baixo a gente não enxerga”.

Encerrando a solenidade, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) voltou a dizer que a violência está sendo reduzida em Alagoas e que isto acontece a passos curtos devido à complexidade do processo. Vilela reforçou que, neste ano, o número de homicídios foi reduzido em 14,7%. “Alagoas não dá trégua a quem afronte a lei, seja quem for. Não acredito na violência para combater a violência. Para combater bandidos é preciso energia e não violência”, finalizou.

A nova Secretaria da Paz funcionará provisoriamente em duas salas do Clube dos Dirigentes Lojistas, no Centro.

Perfil

Jardel Aderico tem 33 anos, é formado em Comunicação Social pelo Cesmac, é membro da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), secretário regional da Pastoral da Juventude Estudantil e foi secretário-geral do Departamento Central dos Estudantes (DCE) do Centro de Estudos de Ensino Superior de Maceió (Cesmac). Quando foi convidado para assumir a Secretaria, atuava como diretor de Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Veja Mais

Deixe um comentário