Modalidade esportiva ganha espaço em Maceió

AssessoriaHandebol em cadeira de rodas tem cada vez mais adeptos

Handebol em cadeira de rodas tem cada vez mais adeptos

Uma nova modalidade esportiva destina a pessoas com deficiência chega a Maceió, o Handebol em Cadeira de Rodas. A atividade inovadora surge com o propósito de ampliar ainda mais o processo de inclusão social da pessoa com deficiência através do esporte.

A Iniciativa de se trazer uma nova modalidade paradesportiva para o Município é resultado de uma parceria entre a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal, Secretaria Municipal de Esporte, Faculdade de Alagoas – FAL, UFAL e da Federação Alagoana de Handebol.

Para dar início ao projeto neste sábado será realizado na Faculdade Estácio de Sá/FAL, um Curso de Handebol em Cadeira de Rodas – HCR, que será ministrado pelo Professor Décio Roberto Calegari, Coordenador do Curso de Educação Física da UNIPAR CAMPUS TOLEDO/PR e que vem desenvolvendo a proposta de adaptação do Handebol para a prática em Cadeira de Rodas desde 2005.

O curso acontece, na FAL Jatiúca das 8h às 12h e das 14h às 17 e participam do evento alunos e professores de educação física de Maceió e atletas da Adefal.

Segundo o professor Décio Roberto: "a grande força do HCR (como vem sendo chamado o Handebol em Cadeira de Rodas) é o fato do mesmo estar sendo praticado por deficientes que não conseguem jogar o basquete e não apresentam comprometimento motor que os torne legíveis para o rugbi, o que torna o HCR uma modalidade inclusiva".

Ao falar do projeto o presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana destaca a necessidade de um incentivo maior ao esporte paraolímpico em Alagoas. “Temos atletas de ponta que representam brilhantemente o Município e o Estado, a exemplo da paraatleta Sônia Gouveia, que hoje está no Rio de Janeiro representando o Estado no Meeting Internacional de Atletismo e Natação, mas lamentavelmente ainda é muito pequeno o incentivo e o apoio para o esporte em nosso Estado seja ele paraolímpico ou não”, destacou Santana.

Fonte: Assessoria/Adefal

Veja Mais

Deixe um comentário