Uma nova modalidade esportiva destina a pessoas com deficiência chega a Maceió, o Handebol em Cadeira de Rodas. A atividade inovadora surge com o propósito de ampliar ainda mais o processo de inclusão social da pessoa com deficiência através do esporte.
A Iniciativa de se trazer uma nova modalidade paradesportiva para o Município é resultado de uma parceria entre a Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal, Secretaria Municipal de Esporte, Faculdade de Alagoas – FAL, UFAL e da Federação Alagoana de Handebol.
Para dar início ao projeto neste sábado será realizado na Faculdade Estácio de Sá/FAL, um Curso de Handebol em Cadeira de Rodas – HCR, que será ministrado pelo Professor Décio Roberto Calegari, Coordenador do Curso de Educação Física da UNIPAR CAMPUS TOLEDO/PR e que vem desenvolvendo a proposta de adaptação do Handebol para a prática em Cadeira de Rodas desde 2005.
O curso acontece, na FAL Jatiúca das 8h às 12h e das 14h às 17 e participam do evento alunos e professores de educação física de Maceió e atletas da Adefal.
Segundo o professor Décio Roberto: "a grande força do HCR (como vem sendo chamado o Handebol em Cadeira de Rodas) é o fato do mesmo estar sendo praticado por deficientes que não conseguem jogar o basquete e não apresentam comprometimento motor que os torne legíveis para o rugbi, o que torna o HCR uma modalidade inclusiva".
Ao falar do projeto o presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana destaca a necessidade de um incentivo maior ao esporte paraolímpico em Alagoas. “Temos atletas de ponta que representam brilhantemente o Município e o Estado, a exemplo da paraatleta Sônia Gouveia, que hoje está no Rio de Janeiro representando o Estado no Meeting Internacional de Atletismo e Natação, mas lamentavelmente ainda é muito pequeno o incentivo e o apoio para o esporte em nosso Estado seja ele paraolímpico ou não”, destacou Santana.