A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai promover todas as terças e quartas-feiras, até o final de setembro, uma capacitação sobre o diagnóstico e o tratamento da dengue. A iniciativa é destinada aos médicos e será realizada no Hotel Tambaqui, a partir das 8h.
Durante o treinamento, serão abordados temas como a epidemiologia da dengue e a fisiopatologia da doença, além de serem apresentados os aspectos relevantes quanto ao quadro clínico dos pacientes.
Também haverá orientação sobre o preenchimento adequado da ficha de notificação dos casos suspeitos, bem como, as técnicas para a interpretação de exames e o envio de amostras de material biológico dos casos suspeitos para os laboratórios de referência estadual e nacional. Os médicos interessados em participar do curso devem fazer a inscrição pelos telefones 3315-1683/ 3122.
“Realizamos capacitações com os médicos sobre o manejo com os possíveis pacientes e também reforçando as ações junto aos municípios com o intuito de detectar com precocidade a doença, visando evitar que o quadro clínico do paciente piore e haja risco de óbito”, ressalta a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, lembrando que Alagoas vem reduzindo de forma significativa os casos notificados de dengue.
A forma mais simples de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação e apenas um mosquito pode infectar 300 pessoas. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução e, por isso, se faz necessário não deixar água limpa parada.