HU disponibiliza leitos para atender gestantes

As gestantes com sintomas de gripe devem procurar atendimento nos cinco postos de saúde de Maceió definidos como referência ambulatorial para os suspeitos de gripe A e, após as 20h, nos ambulatórios 24h do Estado. Os casos considerados moderados e graves que necessitem de internação serão encaminhados para o Hospital Universitário (HU) e Maternidade Santa Mônica, que disponibilizaram, ao todo, dez leitos de enfermaria e dois de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O fluxo de atendimento das gestantes com sintomas de gripe foi definido nesta segunda-feira (10), durante reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs); Maternidade Santa Mônica e Hospital Universitário.

De acordo com o diretor de Assistência Hospitalar e de Urgência da Sesau, Alfredo Aurélio Marinho, a preocupação do Estado em organizar a rede de assistência às gestantes se deve à necessidade de prevenir complicações obstétricas.

“Quando a gestante for atendida no posto de saúde ou no ambulatório 24h, o médico clínico fará uma avaliação da paciente, orientando-a sobre os cuidados necessários. O Cievs e a secretaria de saúde do município serão notificados para realizar o monitoramento domiciliar”, explicou.

A coordenadora estratégica de Vigilância em Saúde da Sesau, Denise Ciríaco, esclareceu que o novo Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza, preconiza que todas as gestantes que apresentar sintomas de gripe devem buscar um serviço de saúde para ser avaliada.

“O protocolo orienta que se a mãe estiver doente, ela deve usar máscara após o nascimento do bebê e lavar bem as mãos com água e sabonete antes de amamentar e após manipular suas secreções. Estas medidas devem ser seguidas até sete dias após o início dos sintomas da mãe”, lembrou.

Atendimento – Na Capital, os postos de saúde que estão realizando atendimento de suspeitos da nova gripe são o Pam Bebedouro, Pam Dique Estrada, Pam Rolan Simon (Vergel), Pam Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins) e Pam João Paulo II (Jacintinho), que estão funcionando das 8h às 20h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Somente é considerado caso suspeito da gripe A, o paciente que apresentar síndrome gripal aguda, caracterizada por febre superior a 38 graus, tosse acompanhada de dor na garganta e manifestações gastrointestinais. O Cievs disponibilizou um telefone gratuito (0800-2845415) e 3315-2059 para atender qualquer caso considerado suspeito no Estado. Das 20h até às 8h da manhã, o telefone do Cievs que deve ser acionado é o 8882-9752.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário