Nesta terça-feira (11), os campeões alagoanos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) receberão seus prêmios. A cerimônia de premiação será às 9h30, no auditório da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Estarão presentes ao evento o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, professor Eurico Lobo, e o reitor do Instituto Federal de Alagoas, professor Roland Gonçalves.
O estado de Alagoas conquistou na quarta edição da OBMEP 28 medalhas, sendo duas de ouro, quatro de prata e 22 de bronze. Além dos medalhistas, 153 alunos alagoanos receberão no evento o Certificado de Menção Honrosa. Os resultados dos estudantes vão garantir o prêmio para três professores do Estado, dois de Maceió e um de Santana do Ipanema, que ganharão um estágio no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), referência na área.
As secretarias municipais de Educação de Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia também serão homenageadas por conta do alto índice de alunos premiados em relação ao número de habitantes das cidades. O Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, que fica em Maceió, também será premiado e vai receber um kit para exibição audiovisual e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências.
A OBMEP vai conceder ainda bolsas de iniciação científica do CNPq no valor de R$ 100 mensais para todos os alunos medalhistas, para que possam estudar matemática sob a coordenação dos professores da olimpíada e dar um salto em relação ao aprendizado desta ciência. Os alunos contemplados com a bolsa são dos municípios de Maceió, Santana do Ipanema, Coité do Nóia, Palmeira dos Índios, Maravilha, Arapiraca, Satuba, Lagoa do Canoa, Girau do Ponciano e Penedo.
Em 2008, na 4ª edição da OBMEP, mais de 18 milhões de alunos participaram da competição e cerca de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados. Já a edição de 2009, cuja 1ª fase começa no próximo dia 18 de agosto, bateu o recorde: foram mais de 19 milhões de alunos inscritos. Com o intuito de estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas e a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, a maior olimpíada de matemática do mundo venceu as distâncias do território brasileiro, atingindo 99% dos municípios do país. A competição do ano passado contou com a participação 38.453 escolas municipais, estaduais e federais. Este ano, foram 43.851 instituições inscritas.
A OBMEP é uma iniciativa de professores do Impa e da Sociedade Brasileira de Matemática, mantida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Mais informações podem ser obtidas por meio do site http://www.obmep.org.br/. Além dos premiados de 2008, também estarão presentes ao evento alunos e professores premiados nos anos de 2005, 2006 e 2007.