Um grupo de mães moradoras do Conjunto Selma Bandeira protestaram na manhã desta quarta-feira, dia 12, pela falta de profissionais na creche municipal Heloísa de Gusmão. Elas bloquearam a principal avenida do conjunto, impedindo a passagem de carros.
De acordo com as mães, o berçário da creche está fechado por falta de funcionários. Segundo a diretora da creche, Etiene Matias, a falta de funcionários se deve por causa do Ministério Público do Trabalho que determinou o afastamento de servidores não concursados. A medida teria levado ao afastamento de 24 funcionários.
As manifestantes alegam que o protesto foi impulsionado pela informação de que a creche iria fechar a partir deste final de semana por falta de funcionários. Revoltadas, as mães – que alegam não ter com quem deixar seus filhos enquanto trabalham – bloquearam a avenida ateando fogo em pneus e galhos de árvores na tentativa de chamar a atenção da Prefeitura de Maceió para resolver o problema.
O protesto deu resultado. A Secretaria Municipal de Educação se comprometeu que no prazo de 15 dias encaminhará servidores para a creche e, com isso, evitará o fechamento da unidade.
Policiais militares e equipes do Corpo de Bombeiros estão no local acompanhando a liberação da avenida e, em seguida, fazer a limpeza no local.