Estado monitora centros de odontologia

GoogleGoogle

O monitoramento dos 19 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s) de Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entre o período de maio a julho deste ano, será apresentado na próxima segunda-feira (17), durante reunião com os coordenadores municipais de Saúde Bucal e os diretores dos CEO’s. O encontro será às 9h, no auditório Arthur Ramos (sede da Sesau).

De acordo com Larissa Seabra, gerente de Núcleo de Saúde Bucal da Sesau, cerca de 40% dos Centros de Especialidades Odontológicas necessitam de muitas adequações para funcionar conforme preconiza as normas do Ministério da Saúde (MS).

“Na reunião, vamos discutir os prazos preconizados para adequação dos serviços de média complexidade em saúde bucal. A maioria dos Centros precisa de pequenos ajustes, por isso estipulamos, conforme o caso, de 30 a 120 dias para as adaptações”, explicou, acrescentando que os aspectos analisados foram sobre o processo de trabalho, recursos humanos, estrutura física, insumos, equipamentos, instrumentais, dentre outros exigidos pela vigilância sanitária.

“Após a apresentação do relatório e do manual de média complexidade do Ministério da Saúde, vamos discutir a melhor forma de apoiar os Centros por meio de cooperação técnica, que é o nosso principal objetivo”, disse.

Tratamento especializado — Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s) são unidades preparadas para atender aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde ou pelo Programa Saúde da Família (PSF) e que precisem de tratamento oral especializado.

Nos CEO’s, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) encontra tratamento de periodontia (gengivas), endodontia (canal) e cirurgias orais. Os Centros também estão preparados para receber portadores de necessidades especiais e fazer a prevenção do câncer bucal.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário