Desde o início da semana, a Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria de Turismo, está fazendo o cadastramento de todos os ambulantes que trabalham na Praia do Francês. O objetivo é saber quantos são e quais são os profissionais que atuam num dos pontos turísticos mais visitados de todo Estado de Alagoas.
O cadastramento começou na última segunda-feira e vai até sexta-feira da próxima semana. Para se cadastrar, o ambulante precisa apresentar duas fotos 3×4, comprovante de residência e documentos de identidade e CPF. A Secretaria de Turismo está disponibilizando servidores para o atendimento de segunda a sexta das 8h às 15h. Para que ninguém fique sem fazer o cadastro, uma tenda foi armada pela Secretaria de Turismo na beira da praia.
A iniciativa tem gerado elogios por parte dos ambulantes. Como José Francisco Costa, 35 anos, que há 4 anos vende acarajé na praia. Ele conta que mora na Barra de São Miguel e que é importante esta iniciativa da prefeitura porque na época de temporada, várias outras pessoas invadem a praia. "Gente que nem é ambulante de verdade. São só os que se misturam entre os trabalhadores, até com segundas intenções", comenta.
Outro que gostou da iniciativa foi Sebastião Francisco dos Santos, 31 anos. Ele vende ostras há 16 anos na praia e também se sente invadido na época de alta temporada. "É quando a gente pensa em ganhar um dinheirinho a mais para pagar as contas acumuladas. Daí a areia enche de gente que não tem nada a ver com o Francês", reclama.
O prefeito Cristiano Matheus explica que decidiu juntamente com a secretaria de turismo, Patrícia Sampaio, fazer o recadastramento justamente para diagnosticar de forma precisa quantos são, onde moram, o que vendem, há quanto tempo trabalham, a faixa etária e vários outros dados que serão de fundamental importância para se adotar políticas de disciplina da atividade na Praia do Francês. "Assim sempre poderemos receber o turista com bons serviços, sem que eles sejam molestados", acredita Matheus.