A Secretaria de Estado da Saúde e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió vão consolidar parceria para reestruturar o atendimento em alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. O assunto foi discutido nesta sexta-feira (14) entre o secretário da Saúde, Herbert Motta e o provedor do hospital, Humberto Gomes de Melo.
Durante o encontro, Herbert Motta falou que o objetivo da Sesau é reestruturar o atendimento de alta complexidade, principalmente nas áreas cardíaca e oncológica. Ele citou a importância do Prohosp Especialidade nesse processo, que é um incentivo financeiro oriundo do tesouro estadual.
Na ocasião, Humberto Gomes informou sobre os equipamentos adquiridos com recursos do Prohosp para cirurgia pediátrica. Segundo ele, foram comprados dois monitores de tecnologia avançada e dois respiradores pulmonares.
O provedor falou, ainda, sobre o interesse do hospital em implantar no Estado, em parceria com o governo, uma unidade móvel de prevenção ao câncer da mulher e ressaltou a importância de um plano estadual para prevenir a doença por meio do diagnóstico precoce.
O secretário afirmou que o governo tem total interesse em fortalecer a gestão dos hospitais que atendem pelo SUS, e a Santa Casa é referência em tratamento cardíaco e oncológico.
Os gestores de saúde também discutiram a importância da contratualização para o atendimento aos pacientes do SUS. Motta foi informado pelo provedor da Santa Casa que o hospital encaminhou as propostas com os serviços que pretende disponibilizar ao município de Maceió, em maio, e até o momento a instituição aguarda o retorno para discutir o assunto.